quinta-feira, 17 de março de 2016

Resumo do filme indiano 
"Como Estrelas na Terra, Toda Criança é Especial"  
Título original "Taare Zameen Par - Every Child is Special"  (2007)



Sem lançamento oficial no Brasil,  pode ser visto com legenda em português no YouTube, em 16 partes. Link da parte 1   http://youtu.be/SyIYXSaGSOM

Preparem seus corações ... é difícil não se emocionar e conter as lágrimas.

É simplesmente tocante!


Este filme deve ser assistido por pais, avós, tios e principalmente por aqueles que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, pois consegue transmitir a importância de trabalhar a diversidade em sala de aula, com mente aberta e olhar atento para compreender as necessidades e o contexto social de cada aluno. O filme também é uma lição de amor, de respeito ao próximo, de solidariedade. É a luta contra o preconceito e a marginalização daqueles que não se enquadram no perfil socialmente aceitável.


Filme tem belíssima fotografia, um roteiro impecável e foi produzido por Aaamir Khan, ator, diretor e produtor, 

Este filme deve ser assistido por todos aqueles que estão envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem, pois consegue transmitir a importância de trabalhar a diversidade em sala de aula, com mente aberta e olhar atento para compreender as necessidades e o contexto social de cada aluno. O filme também é uma lição de amor, de respeito ao próximo, de solidariedade. É a luta contra o preconceito e a marginalização daqueles que não se enquadram no perfil socialmente aceitável.

"Acredito que todas as crianças possuem talentos tremendos. O que acontece é que muitas vezes os ofuscamos, de forma dura e insensível." (Souza Neto, 2002 - p. 17).

Sinopse

O filme encanta e comove ao contar a história de Ishaan Awasthi (excelente interpretação de Darsheel Safary),  um menino com idade entre 8 e 9 anos que sofre de dislexia. Ele vive na Índia, nos tempos atuais, e é o segundo filho do casal Nandkishore e Maya Awasthi, que enfrentam as correrias e tensões do mundo contemporâneo. Seus pais e professores desconhecem o problema de Ishaan e ele não encontra apoio em casa, onde é considerado preguiçoso, indisciplinado, burro, desleixado, teimoso e, nem na escola, onde é visto como aluno desinteressado e desatento. Ishaan é repetente, tem dificuldades para ler e escrever corretamente e é constantemente ridicularizado por seus colegoas. Entretanto, Ishaan tem um enorme talento para o desenho. Cria história complexas, desenhando seus personagens que são astronautas e heróis imaginários. A alma de artista de Ishaan não se encaixa nas estruturas sociais vigentes naquela família.

Ishaan tem um irmão mais velho, Yohaan Awasthi, e a relação entre ambos é muito amorosa. Seu irmão está dentro do socialmente aceito, pois é o melhor aluno da classe, tendo sucesso nos esportes também. O irmão é o orgulho dos pais, mas sofre com a tendo sucesso nos esportes também. O irmão é o orgulho dos pais, mas sofre com a pressão para estar sempre em destaque. A comparação entre os irmãos coloca Ishaan em constante desvantagem, muitas vezes sendo castigado por seu pai que não o aceita da forma que é.

Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviá-lo a um internato, para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos. Essa decisão traz um enorme sofrimento para o garoto que é afastado da família. Ishaan passa por um período muito difícil no internato, sofrendo com os pré-julgamentos e as consequentes punções dos professores.  Ele acaba perdendo totalmente o desejo de aprender e se refugia num mundo de muita tristeza, dor e de autodestruição.

O encontro com o jovem Ram Shankar Nikumbh, interpretado por Aamir Khan, diretor e produtor de filme, faz Ishaan ganhar alma nova. Nikumbh é um professor de artes e além do trabalho no colégio, leciona também em uma instituição para crianças com necessidades educacionais especiais. O professor Nikumbh logo identifica a dislexia de Ishaan e percebe o quanto o garoto está sofrendo, lembrando-se que também foi dislexo quando criança. Nikumbh se afeiçoa a Ishaan e consegue, com paciência e carinho, algum retorno do aluno já em suas primeiras aulas, pois ele próprio tambem conseguiu vencer  dislexia através da arte.

O professor percebe a urgência de cuidar do garoto e começa a conversar sobre o caso com os outros professores e com a família de Ishaan, buscando soluções e o empenho de todos.

Uma das cenas mais significativas e bonitas do filme é a que o professor Nikumbh vai à casa dos pais de Ishaan e explica a eles qual o problema do garoto e o que é a dislexia.  É uma verdadeira aula para pais e professores. Vale a pena a transcrição de parte do diálogo dessa cena:

Professor Nikumbh: - Essa dificuldade em ler e escrever se chama dislexia.  Às vezes   as  crianças podem ter problemas adicionais, como dificuldade em seguir múltiplas ordens: vá para página 65, capítulo 9, parágrafo 4, linha 2.  Ou coordenação  motora ruim e péssima.
Professor pergunta à mãe: - Ishaan tem dificuldade em abotoar a camisa ou amarrar os sapatos ?
Mãe: - Sim.
Professor pergunta ao irmão: - Se você lança uma bola, ele consegue pegar ?
Irmão: - Ele nunca consegue.
Professor explica: - Por que ele não consegue relacionar o tamanho, velocidade e distância. Qual é o tamanho da bola, a distância, a que velocidade viaja... quando ele consegue,  já é tarde demais.
Professor prossegue: - Pense... Uma criança de oito ou nove anos que não consegue  ler ou escrever.  Não consegue fazer coisas simples. Que falha em tarefas que crianças da mesma idade fazem sem esforço.Imagina o que ele está passando ?
Sua autoconfiança deve estar destruída. Escondendo as suas inabilidades atrás do        mal  comportamento... foi assim que ele enfrentou o mundo.
Professor se dirige à mãe: - Deve ter criado uma rebelião aqui.A mãe concorda com sinal de cabeça.
Professor prossegue: - Porque admitir "não consigo" ao invés de "não quero"? Nada diferente e um adulto (professor encara o pai que abaixa a cabeça).
Professor continua: - Mas até sua rebelião foi destruída... lá naquele lugar.
Sinto dizer, mas ele parou até de pintar.

É muito triste.



Com o apoio de Nikumbh e dos outros professores que decidiram ajudá-lo, aos poucos o garoto readquire sua autoconfiança e motivação e começa a compreender o mundo da leitura e da escrita, além de ver sua vida tomar um rumo diferente (essas são cenas muito emocionantes). Ishaan volta a desenhar e a sonhar em ser um artista. O trabalho pedagógico do professor Nikumbh é todo voltado para o lúdico.

No final do filme, o internato realiza uma Feira de Artes, com um concurso de desenho livre para alunos e professores da escola, e convida uma famosa artista para julgar e premiar o melhor trabalho que será capa do próximo anuário do colégio. Os dois finalistas são Ishaan e Nikumbh (aluno e mestre) e o garoto consegue o primeiro lugar, sendo aplaudido em é pelos presentes.

A explosão de choro de Ishaan ao receber o prêmio e correr para os braços de seu professor emociona a todos, incluindo os espectadores.

E o narrador do filme conclui: "E a pequena estrela perdida encontrou seu rumo. O mundo está banhado em luz das estrelas... o universo brilha. Você é livre para voar... sem asas."

Ao reencontrar a família, Ashaan é acolhido com respeito e carinho.

"A criança nunca é um problema, apesar de, eventualmente, apresentar problemas." (Souza Neto, 2012 p. 17

E para terminar...   versos da trilha sonora da filme Taare Zameen Par extraídos do site Redação do Momento Espírita


“Pequenas Estrelas na Terra
 Olhe para elas...
Como gotas frescas de orvalho repousando nas folhas – presentes do céu.
Esticando e virando, escorregando e caindo...
Como pérolas delicadas - brilhando com sorrisos.
Não deixemos perder essas pequenas estrelas na Terra...
Como o brilho do sol, em um dia de inverno,
banha um jardim dourado,
elas afugentam as trevas de nossos corações e aquecem nosso ser.
Não deixemos perder essas pequenas estrelas na Terra...
Como fontes de cores ou borboletas sobre flores, como o amor que se basta.
Elas são ondas de esperança, são a aurora dos sonhos e eterna alegria.
Não deixemos perder essas estrelas na Terra.
E na densa escuridão, no âmago da noite,
elas são a chama que dispersa o temor; 
como a fragrância de um pomar que preenche os ares;
como um caleidoscópio e suas miríades de cores,
como flores crescendo em direção ao sol;
como notas de flauta em uma quieta floresta.
Elas são um sopro de ar fresco, o ritmo e música da vida.
Não deixemos perder essas pequenas estrelas na Terra.
Como a vida que pulsa, como botões destinados a florir.
Como a brisa fresca da estação, elas são bênçãos de nossos ancestrais...

Não deixemos perder essas pequenas estrelas na Terra.”

Referências
Souza Neto, Autimio Antunes - Problema ou Talento? - evista Ser Família, Ano V nr. 29 Jan/Fev - Ediouro, São Paulo, 2012.

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