segunda-feira, 21 de maio de 2012

E por que "Pedagogia com ares da maturidade" ?


A vontade de cursar Pedagogia surgiu de uma necessidade pessoal de encontrar uma brecha para minha realização pessoal, meu prazer, dentro de uma rotina feliz, porém monótona, de cuidar de crianças, casa, marido, mãe, cachorros etc.  A faculdade veio como um sopro de ar fresco em minha vida. Somos compostos de vários prismas e nosso equilíbrio físico, mental e espiritual necessita que todos eles estejam estimulados.  Extraí do blog da minha terapeuta Môni Kimura a seguinte mensagem psicografada:

“Conheça-se!
Qual é a sua essência, a sua natureza íntima, o seu temperamento?
Quem é você em seu ser?
Só é possível conhecer-se inteiramente
quando atingir as camadas mais profundas do seu ser,
onde se encontra a sua essência pura,
sem sombras, sem ofuscações, sem máscaras.
É necessário ir eliminando as camadas que encobrem o verdadeiro Eu.
Esse é o trabalho de autoconhecimento.
É o caminho da liberdade do Eu,
do domínio de si,
quebrando, rompendo e desestruturando as camadas
que impedem a manifestação de sua essência verdadeira.
Nem sempre as resistências nesse processo são claras,
muitas foram fortemente inconscientizadas.
Mas com boa-vontade e aceitação, facilita-se o processo.
É o caminho da maturidade.”

Princípios da Vida no Caminho da Lucidez - Mensagens dos Seres de Luz
canalizada  por Môní Kímura em 13/05/2005) - http://monikimura.spaceblog.com.br/

E assim, encontro-me atualmente estudando Pedagogia através de um curso interativo da Uniseb. Foi a melhor alternativa que encontrei para conciliar todas as minhas obrigações. Tenho aulas presenciais somente uma vez por semana e nesse dia, contrato uma babá para cuidar dos meus filhos durante minha ausência, pois meu marido também estuda à noite.
Aos 52 anos (muita gente diz que não parece, mas é verdade rsrsrsrs) estou eu envolta com livros, apostilas, trabalhos, provas, colegas de classe. Minha mente fervilha entre as diversas teorias de disciplinas como Psicologia da Educação, Filosofia da Educação, Sociologia da Educação. Sócrates, Comenius, Rousseau, Pestalozzi, Montessori, Piaget, John Dewey entre tantos outros me ajudam a refletir sobre a educação que dou para meus filhos e sobre as práticas que quero adotar com meus futuros alunos. Minha criatividade está aguçadíssima... quantas madrugadas acordada estudando e pesquisando... cadê o cansaço ?  Deve ter saído pela janela lateral...

Obrigada por visitar meu blog e permitir que eu compartilhe minhas experiências com você

Um comentário:

Vitória disse...

Mamãe achei muito legal.