quinta-feira, 24 de maio de 2012

Reflexões sociológicas...

Esta semana, na aula de Sociologia da Educação, fui apresentada às teorias de
Pierre Bourdeaux (1930-2002).

É incrível como o estudo da sociologia nos leva a fazer reflexões sobre nosso cotidiano e sobre as situações mais banais da nossa rotina!!!

Então, o conceito de Habitus, definido por Bourdeau, está presente nos costumes que temos como tomar banho diariamente (nem todos os povos do mundo tem essa regularidade), na nossa preferência por determinados alimentos tais com o arroz com feijão, pão de queijo, o suco de caju etc. Nos países de língua latina, o feijão não é um prato comum; assim como na Europa, eles comem batata ao invés de arroz. E que eu saiba, só existe pão de queijo aqui no Brasil.

Portanto, segundo Bourdieu, o que chamamos de socialização é a ocorrência do Habitus.
E tem mais... existe o conceito de Campo, pois todos nós pertencemos a diversos grupos sociais e nos comportamos de maneira diferente com cada um deles, aprendendo a “jogar conforme as regras”. O Campo é o espaço social onde os indivíduos disputam uma forma de jogo inconsciente, onde uns são dominantes e outros dominados, dependendo da força de cada um. Isso quer dizer que, ao me arrumar para trabalhar, escolho a roupa que mais combina com o ambiente, pois aquele espaço social pede uma vestimenta específica e estarei observando e sendo observada por membros daquele grupo social.  Que coisa louca, não?

E aí entra ainda outro conceito muito interessante, o da Violência Simbólica. Então, se uma colega de trabalho me olha da cabeça aos pés, observando todos os detalhes da minha indumentária, pode estar me causando uma Violência Simbólica, fazendo com que eu me sinta inferiorizada perante ela.  Adulto também sofre bullying.

Imaginem quanta Violência Simbólica enfrentamos todos os dias nos Campos de nosso grupos sociais por causa do Habitus ?

Boas reflexões!!!                             

Nenhum comentário: